Resumo
O presente artigo tem por objetivo descrever e demonstrar de que forma a China há privilegiado o investimento em educação básica e avançada e em ciência e tecnologia como instrumentos estratégicos para alavancar a concreção do direito ao desenvolvimento. O problema que iremos pesquisar é o da imprescindibilidade da primazia aos investimentos educacionais básicos e avançados e em pesquisa tecnológica como elementos paulatinos de sustentabilidade da continuidade do progresso chinês. A metodologia que iremos adotar será a de pesquisa bibliográfica. O objeto é relevante cientificamente porque revela como a educação e a pesquisa em ciência e tecnologia se transformaram em sustentáculos insubstituíveis para o paradigmático progresso chinês e como a China conseguiu aprimorar suas políticas públicas na área educacional a partir de seus erros históricos, usando com sabedoria a combinação de programas gradualistas e focados na resolução dos problemas exsurgentes em cada etapa de seu processo de desenvolvimento. Após revolucionar a educação básica, universalizando o ensino e erradicando o analfabetismo, a China se concentra em melhorar a qualidade do ensino, dobrando o número de chineses com acesso à universidade e investindo fortemente em pesquisa, ciência e tecnologia. Desta forma, a educação e a pesquisa tecnológica são atualmente uma das principais peças de sustentação do modelo de desenvolvimento chinês no século XXI e um de seus principais “segredos de polichinelo” rumo ao progresso.
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