O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A PROMOÇÃO DA CIDADANIA NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM SOCIOCONSTRUTIVISTA DA EXPERIÊNCIA DOS ACADÊMICOS DE DIREITO
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Como Citar

Cláudia Gomes Di Lorenzo Lima, W., Emilia de Azevêdo Borges, A., Ávila Paz Castelo Branco, A., & Witalo Nelo Lima, V. (2017). O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A PROMOÇÃO DA CIDADANIA NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM SOCIOCONSTRUTIVISTA DA EXPERIÊNCIA DOS ACADÊMICOS DE DIREITO. Direito E Desenvolvimento, 6(12), 157 – 174. https://doi.org/10.26843/direitoedesenvolvimento.v6i12.294

Resumo

Este artigo objetiva analisar a experiência dos acadêmicos de Direito, no processo de construção da cidadania em ambiente escolar, a partir de atividade de extensão universitária. Como referência teórica, utilizaram-se o pensamento de Paulo Freire e as contribuições da teoria socioconstrutivista às técnicas de assimilação e desenvolvimento da aprendizagem. Associando a pesquisa, o ensino e a extensão e baseando-se no método de pesquisa-ação, fez-se uma análise descritivo-analítica da experiência perante uma escola do município de João Pessoa, Estado da Paraíba - Brasil, entre os anos de 2011 e 2012. Como resultado, as ações proporcionaram diálogos acerca de conhecimentos jurídicos com vistas a prevenir a criminalidade juvenil, contribuindo, assim, para a trajetória em direção ao alcance da cidadania na escola.

Palavras-chave: Acadêmicos de Direito. Escola. Educação Cidadã.

 

https://doi.org/10.26843/direitoedesenvolvimento.v6i12.294
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