A contribuição da forma federativa de Estado na efetivação do Princípio Democrático
PDF
HTML

Palavras-chave

Estado
Forma Federativa
Democracia

Como Citar

Catão, M. J. F., & Cordeiro, G. de L. (2019). A contribuição da forma federativa de Estado na efetivação do Princípio Democrático. Direito E Desenvolvimento, 10(2), 286–299. https://doi.org/10.26843/direitoedesenvolvimento.v10i2.1181

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar, por meio de método hipotético-dedutivo se a forma federativa de Estado contribui para a efetivação do princípio democrático. A técnica de pesquisa utilizada no texto foi a revisão bibliográfica em autores brasileiros e estrangeiros sobre federalismo e democracia. O artigo se inicia com uma análise geral acerca do federalismo e suas definições e multiformatações, em seguida passa a analisar esta forma de estado como instrumento para a consagração da autonomia e do pluralismo, fazendo uma análise histórica sobre como males dos governos centralizados e, por fim, concluindo pela confirmação da hipótese de que o federalismo serve como instrumento para a efetividade do princípio democrático, uma vez que a descentralização do Estado possibilita uma aproximação maior da comunidade com os entes estatais.

https://doi.org/10.26843/direitoedesenvolvimento.v10i2.1181
PDF
HTML

Referências

AIETA, Vânia Siciliano. Democracia. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006.

ARISTÓTELES. A política. Trad. Nestor Silveira Chaves. São Paulo: Editora Escala, 2010.

BONAVIDES, Paulo. Ciência política. 10. ed. São Paulo: Malheiros, 2000.

BOTHE, Michael. Federalismo: um conceito em transformação histórica. In. JUNG, Winfried (Diretor). O federalismo na Alemanha. Trad. Sperber S.C. Ltda. São Paulo: Fundação Konrad-Adenauer-Stiftung, 1995.

BRANCO, Paulo Gustavo; COELHO, Inocêncio; MENDES, Gilmar. Curso de direito constitucional. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

CANOTILHO, J.J. Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. 3. ed. Coimbra: Almeidina, 1998.

CARRAZZA, Roque Antônio. Curso de direito constitucional tributário. 19. ed. São Paulo: Malheiros, 2003.

IRIBURE JÚNIOR, H. Uma reflexão crítica do constitucionalismo numa dimensão do modelo de Estado Democrático de Direito: tendências contemporâneas. Direito e Desenvolvimento, v. 10, n. 1, p. 184-201, 16 jul. 2019.

MONTESQUIEU. Do espírito das leis. Trad. Jean Melville. São Paulo: Martin Claret, 2002.

LAUFER, Heinz. Os princípios e a estrutura organizativa do ordenamento federativo. In. JUNG, Winfried (Diretor). O federalismo na Alemanha. Trad. Sperber S.C. Ltda. São Paulo: Fundação Konrad-Adenauer-Stiftung, 1995.

LOCKE, John. Segundo tratado de governo civil. Trad. Magda Lopes e Marisa Lobo da Costa. Petrópolis: Vozes, S/D, pp. 72-75. Disponível em: http://www.xr.pro.br/IF/LOCKE-Segundo_Tratado_Sobre_O_Governo.pdf. Acesso em 13 de setembro de 2019.

ROCHA, Cármen Lucia Antunes. República e federação no Brasil: traços constitucionais da organização política brasileira. Belo Horizonte: Del Rey, 1997.

SCHULTZE, Rainer-Olaf. Federalismo. In. JUNG, Winfried (Diretor). O federalismo na Alemanha. Trad. Sperber S.C. Ltda. São Paulo: Fundação Konrad-Adenauer-Stiftung, 1995.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 20. ed. São Paulo: Malheiros, 2002.

ZIMMERMANN, Augusto. Teoria geral do federalismo democrático. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.

Downloads

Não há dados estatísticos.