Segregação urbana, cultura do medo e consumismo no Brasil: apontamentos para uma possível analogia
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Palavras-chave

Cultura do medo
Segregação urbana
Consumismo

Como Citar

Fornasier, M. de O., Vaz Ferreira, L., & Ferreira, C. F. (2019). Segregação urbana, cultura do medo e consumismo no Brasil: apontamentos para uma possível analogia. Direito E Desenvolvimento, 10(1), 217–230. https://doi.org/10.26843/direitoedesenvolvimento.v10i1.1011

Resumo

Este trabalho objetiva investigar as intersecções entre os fenômenos da cultura do medo e do consumismo numa sociedade caracterizada, também, pela segregação urbana. Seu método de pesquisa é o hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa e técnica bibliográfico-documental. Como resultado, tem-se que diversos aspectos permitem estabelecer analogias entre a cultura do medo (e sua consequente segregação urbana) e o consumismo: i) ambos fixam seus alicerces no individualismo, na crença de uma sociedade desigual e na necessidade da segregação; ii) nos dois fenômenos a mídia cumpre um papel importante, difundindo o medo pela violência e a necessidade do consumo do supérfluo; iii) há um representativo e central papel da “indústria da segurança”, representado pelo consumo exacerbado por mecanismos de proteção, crescente nos últimos anos no Brasil; iv) por fim, o shopping é a representação física da intersecção entre os fenômenos estudados, representado ao mesmo tempo, o ideal de segurança e consumo no mesmo local. 

https://doi.org/10.26843/direitoedesenvolvimento.v10i1.1011
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