Resumo
O desafio do currículo do ensino superior consiste em desenvolver o pensamento crítico e reflexivo, dentro de uma dimensão interdisciplinar por meio da aquisição de competências e habilidades que possibilite ao discente confrontar a experienciação prática com a teoria. Essa integração deve ocorrer ao longo das unidades curriculares (UC) e períodos, podendo ser obtida através de diferentes atividades integradoras, dentre as quais se destaca o projeto integrador (PI). O presente estudo tem como objetivo apresentar uma atividade exitosa referente ao PI do 5º período do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de João Pessoa (PB). A proposta é denominada “Construindo Redes de Cuidado - Projeto Terapêutico Singular (PTS)”, cuja duração é de 6 meses e articulada pela UC Fisioterapia Neurofuncional. Esse PI objetiva favorecer a compreensão de um conceito amplo da saúde, onde a interdisciplinaridade, o trabalho em equipe e a construção de uma rede de cuidados contribuem para a construção de um perfil profissional diferenciado. O projeto é desenvolvimento em equipes e consta de: avaliação com base na Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde, visitas técnicas e domiciliares, delineamento de a rede de cuidado necessária para efetivá-lo, acompanhamento fisioterapêutico e apresentação pública do Portfólio Digital contendo todo o PTS. Verifica-se que o PI possibilita experiências que exigem a interrelação entre as UC e, dessa maneira, se consolida como um instrumento educacional que estabelece diálogo constante entre teoria e a prática, de forma interdisciplinar, voltado para resolução de problemas pertinentes à prática do profissional fisioterapeuta.