Resumo
Apresenta a análise realizada a partir das contribuições do curso de Biblioteconomia para os alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do recorte das disciplinas Metodologia do Trabalho Científico (MTC) e Elaboração do Trabalho Monográfico (ETM). Objetiva-se, por meio de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem quanti-qualitativa, e embasada em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), artigos, anais, livros e sites, avaliar a contribuição do curso de Biblioteconomia na formação discente da UFPB, sob a ótica dos alunos das disciplinas MTC/ETM. Elenca como objetivos específicos retratar um panorâmico histórico da Biblioteconomia no Brasil, apresentar o curso de Biblioteconomia da UFPB, verificar a opinião dos alunos quanto a expectativa do curso para a sua formação acadêmica e elencar os principais pontos positivos e negativos das disciplinas por curso. Faz uso de um questionário semi-estruturado, como instrumento
de coleta de dados, aplicado a amostra correspondente a 67 alunos, inseridos em seis cursos da UFPB: Arquivologia, Fisioterapia, Biblioteconomia, Administração, Turismo e Relações Internacionais. Obtém como resultados da pesquisa a consciência da importância da disciplina para a formação acadêmica do aluno, sendo considerada uma das mais importantes, ao passo da existência de pontos negativos como a opinião dos pesquisados sobre as disciplinas serem conduzidas por professores dos seus próprios cursos e salas de aula que não oferecem condições mínimas de estudo. Conclui-se que as disciplinas são muito importantes para os cursos, a normalização é o elemento mais importante para os alunos e que este trabalho sirva de subsídios para que outros estudos sejam realizados, nos apresentando sugestões de melhoria para os cursos.