Controle de erros em processos: uma alternativa para o ensino de Teoria dos Limites para ciências de base Matemática
PDF

Palavras-chave

educação
matemática
Teoria dos Limites
controle de erros em processos
ensino de ciências
epistemologia

Como Citar

Vieira, A. A. N. (2016). Controle de erros em processos: uma alternativa para o ensino de Teoria dos Limites para ciências de base Matemática. Revista InterScientia, 2(1), 89–107. Recuperado de https://periodicos.unipe.edu.br/index.php/interscientia/article/view/61

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar, sinteticamente, uma forma moderna e pragmática da Teoria dos Limites; focando-se no conceito de “limite finito de função a uma variável real quando x tende a um valor também finito”. O texto compreende quatro subseções: uma breve introdução, em seguida apresenta-se uma estratégia didático pedagógica para esta nova abordagem e, após, considerações de cunho epistemológico sobre o uso do controle de erros na ciência em geral. Ao final, conclui-se que a Teoria dos Limites inaugurou uma Matemática de cunho epistemológico que se imbrica em toda a prática científica como o modo de controlar erros em processos. A pesquisa que subsidiou o presente trabalho foi baseada em ampla bibliografia e foi desenvolvida durante os anos de 2000 e 2005 em curso de doutoramento na COPPE/UFRJ.

PDF

Downloads

Não há dados estatísticos.