Resumo
Os painéis de vedação pré-fabricados de concreto é uma alternativa à alvenaria tradicional, pois apresenta redução de custos com mão de obra, aumento de velocidade de produção e reduzida geração de entulho. O concreto aplicado nos painéis é de suma importância para alcançar o desempenho necessário, assim este trabalho apresenta o concreto leve autoadensável (CLAA) como alternativa ao concreto autoadensável convencional (CAA), este agrega as construções redução do peso próprio da estrutura, além de alta eficiência para isolamento térmico. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi elaborar um painel de vedação pré-fabricado com concreto autoadensável de baixa densidade. Desenvolveu-se um traço de CAA para utilizar como referência e a partir deste traço foi elaborada a dosagem do CLAA com substituição do agregado graúdo convencional por argila expandida. Ambos os traços apresentaram reologia adequada sem indicar os fenômenos de exsudação e segregação. Na condição endurecida, o CLAA obteve resistência à compressão aos 28 dias de idade, média, de 23,29 Mpa, uma redução de 30,30% quando em comparação ao CAAREF. Apesar da redução de resistência, o concreto leve produzido alcançou o limite de resistência determinado por norma. Já em relação à massa específica seca, houve uma redução média de 32,30% em comparação ao CAAREF, resultando um valor, médio, de 1.602,69 Kg/m³ o qual verifica a baixa densidade do concreto produzido. Constatou-se que o CLAA é uma alternativa notável para substituir o concreto convencional em obras especiais, tais como painéis de vedação pré-fabricados.