Discursivização do poema Cantar de Amor
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Palavras-chave

trovadorismo
amor cortês
semiótica greimasiana

Como Citar

Arrais, M. N. de L., de Lima, M. G., & de Albuquerque, M. E. B. C. (2016). Discursivização do poema Cantar de Amor. Revista InterScientia, 1(1), 150–165. Recuperado de https://periodicos.unipe.edu.br/index.php/interscientia/article/view/30

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns procedimentos de discursivização do poema Cantar de Amor de Manuel Bandeira, poeta modernista brasileiro. Para tanto, utilizou-se o nível discursivo do percurso gerador da significação da semiótica greimasiana que procura verificar as relações intersubjetivas de enunciação e de enunciado, de tempo e de espaço, além da análise dos procedimentos de tematização e figurativização presentes no discurso. O trabalho está dividido em três partes: a primeira discorre sobre as cantigas de amor, inseridas no período a que se convencionou chamar de Trovadorismo; a segunda parte apresenta uma breve fundamentação do percurso gerador da significação; e a terceira constitui-se da análise do poema. Privilegiou-se como fundamentação teórica a semiótica greimasiana para sustentar o significado do poema. O amor cantado no poema de Manuel bandeira, à moda trovadoresca, é razão de franca vassalagem. A uma mulher que não se apresenta como sujeito semiótico. Embora seja motivo de sofrimento para ele, é também motivo de vida. Há, no discurso, a tensão entre atenção versus desprezo ou indiferença, como razão da angústia vivenciada pelo eu-lírico. Outra temática é a religiosidade, como refúgio, lugar de confiança, o que evita danos maiores à própria alma e ao outro.

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