A Formação Em Psicologia Para Atuação No Sistema Prisional
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Palavras-chave

Psicologia
formação em psicologia
Prisões

Como Citar

Martins Becker, S. E., & CABRAL NUNES, C. (2024). A Formação Em Psicologia Para Atuação No Sistema Prisional: Percepções De Estudantes No Contexto Piauiense. Revista InterScientia, 1(11). Recuperado de https://periodicos.unipe.edu.br/index.php/interscientia/article/view/1681

Resumo

A prática psicológica no sistema prisional brasileiro é caracterizada por uma atuação repetitiva e limitada, sem abranger debates e ações contextualizados, interseccionais e engajados na luta pelos direitos das pessoas presas e no questionamento das lógicas do encarceramento. Nesse cenário, a formação em Psicologia apresenta lacunas no preparo de discentes para atuação na prisão. Diante disso, o presente trabalho objetivou compreender as percepções de discentes dos cursos de Psicologia do Piauí acerca da atuação no sistema prisional. Participaram da pesquisa 11 graduandas(os) que responderam a um formulário com questões abertas sobre o processo formativo e o preparo para atuação no cárcere. A partir da Análise de Conteúdo das respostas, observou-se percepções que vão desde o desconhecimento sobre o trabalho neste campo até atuações focadas em ressocialização, políticas públicas, escutas individualizadas e atividades grupais. Destaca-se uma concepção fragmentada sobre a prática psicológica e a necessidade de um processo formativo engajado criticamente frente às demandas da população carcerária. Além disso, aponta-se a necessidade de um ensino que transversalize debates de raça, gênero, classe e sexualidade por todo o processo formativo.

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