REFLEXÕES A RESPEITO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UM MUNICÍPIO PARAIBANO: O QUE REFEREM OS PROFESSORES ESPECIALISTAS
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Palavras-chave

Atendimento Educacional Especializado
Professor
Educação Inclusiva

Como Citar

Bezerra, N. do N. S., Oliveira, L. F. de, Guimarães, A. F. S., Pontes, D. de S., Silva, E. R. da, Souza, E. F. de, … Lima, I. L. B. (2024). REFLEXÕES A RESPEITO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UM MUNICÍPIO PARAIBANO: O QUE REFEREM OS PROFESSORES ESPECIALISTAS. Revista InterScientia, 1(11). Recuperado de https://periodicos.unipe.edu.br/index.php/interscientia/article/view/1592

Resumo

Introdução: O Atendimento Educacional Especializado (AEE) estabelece que pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação sejam atendidos em Sala de Recursos Multifuncionais, no contraturno ao do ensino regular, com vistas a complementar ou suplementar a sua educação. Objetivo: Caracterizar e discutir as práticas realizadas no AEE em um município do interior paraibano. Métodos: Participaram desta pesquisa três professoras especialistas que atuam no AEE de quatro instituições de ensino fundamental em um município paraibano. A coleta foi realizada por meio de entrevista estruturada, a partir de um roteiro elaborado especificamente para este estudo. Os dados quantitativos foram analisados de forma descritiva. Para análise dos dados qualitativos, foi utilizada a análise do Conteúdo. Resultados: Quanto à categorização do público atendido pelo AEE, os resultados revelaram que 138 alunos estavam matriculados nos AEE das instituições em que as participantes deste estudo trabalhavam. Destes 76 (82,60%) eram da mesma instituição de ensino e 16 (17,39%) eram de outras instituições. A análise qualitativa revelou que as três participantes colocam como escopo principal do AEE a adaptação do aluno à escola. De modo geral, dificuldades e desafios encontrados pelas professoras especialistas se relacionam à sua formação mais generalista, bem como ao tratamento dispensado por professores e familiares às crianças com necessidades educacionais especiais. Conclusão: Durante a execução do AEE existem divergências em relação ao que se é estipulado pela legislação no que concerne a sua implementação e funcionamento. Tais condições são predispostas por fatores econômicos, condições sociais e familiares.

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