A inter-relação do ambiente escolar com o desenvolvimento cognitivo e aprendizagem na infância: um estudo de caso
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Palavras-chave

Ambiente Preparado. Desenvolvimento Infantil. Arquitetura para a Infância. Arquitetura Escolar.
Ambiente preparado
Desenvolvimento infantil
Arquitetura para a infância
Arquitetura escolar

Como Citar

Oliveira, L. A. de, & Suassuna, M. A. (2022). A inter-relação do ambiente escolar com o desenvolvimento cognitivo e aprendizagem na infância: um estudo de caso. Revista InterScientia, 8(1). https://doi.org/10.26843/interscientia.v8i1.1208

Resumo

Com o objetivo de analisar a influência que o ambiente construído exerce no desenvolvimento escolar infantil, este trabalho introduziu uma revisão bibliográfica acerca desse tema e realizou uma pesquisa de campo na escola montessoriana de educação infantil Bem-me-Quer, localizada em Recife-PE, visto que seu princípio metodológico apresenta uma relação direta entre ambiente e aprendizado. Foram analisadas duas turmas de faixas etárias diferentes (2 a 3 anos e 4 a 5 anos), avaliando o papel do Ambiente Preparado no processo de desenvolvimento cognitivo dos alunos, através da análise da estrutura física da escola, observações comportamentais e percepções e opiniões de seus usuários, anotadas com o auxílio de fotografias e entrevistas. Pôde-se observar que nesses espaços os alunos exercitavam sua autonomia manuseando livremente os equipamentos para realizar suas atividades sozinhos, concluindo, portanto, que o projeto de interiores, quando alinhado a um método pedagógico desse tipo, promove a autoconfiança e a segurança da criança dentro do ambiente escolar e estimula a sua exploração, contribuindo para seu desenvolvimento pleno.

https://doi.org/10.26843/interscientia.v8i1.1208
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